Avenida Perimetral Bruno Segalla, 8954 – Sala 703 / CEP: 95099-522. Caxias do Sul - RS
(54) 3027.6956 contato@garden.eng.brO primeiro passo de uma ação que terá impacto em cerca de 180 mil pessoas de Caxias do Sul foi dado no sábado (13/05) com a assinatura da ordem de elaboração do projeto executivo e de estudos complementares da obra de macrodrenagem da bacia do arroio Aliança. O documento foi assinado pelo prefeito Adiló Didomenico, pelo secretário de Obras e Serviços Públicos (Smosp), Noberto Soletti, e pelo representante da Garden Consultoria Projetos e Gestão, empresa responsável pela execução nesse estágio, Paulo Rech. Como testemunhas, secretários do governo, o vereador Adriano Bressan, o presidente da associação do bairro Santa Catarina, Jones Perin, e moradores da região que reivindica há mais de 30 anos uma solução para os problemas de alagamentos.
A partir de agora, a Garden terá 180 dias para realizar os estudos topográficos e geodésicos e elaborar o plano técnico da obra. O valor desse trabalho é R$ 750.629,00. A proposta para o projeto tem previsão de extensão de 1.782 metros e a construção de um túnel de aproximadamente 440 metros fazendo a ligação com o Arroio Herval, nas proximidades do complexo do Enxutão. Os bairros beneficiados diretamente serão Santa Catarina, Pio X, São Pelegrino, Rio Branco, Medianeira, Marechal Floriano e Centro. Indiretamente, São José, Nossa Senhora de Fátima, De Lazzer, Interlagos, Centenário e Pôr-do-Sol.
Em seu pronunciamento, o secretário Soletti lembrou que escuta e presencia tratativas sobre o assunto desde os anos 1990. “São obras pesadas, será preciso ter dinheiro. A expectativa preliminar é que o trabalho custará em torno de R$ 50 milhões. Mas só saberemos com o projeto”, disse. Soletti lembrou que o trajeto até essa primeira assinatura foi longo, com três licitações que resultaram desertas (sem nenhuma proposta apresentada). O secretário reforçou a importância e a magnitude do trabalho, que refletirá em uma área de 5.460 hectares, e terá na construção do túnel previsto o maior desafio. “Serão cerca de 16 metros de profundidade de escavações, perto do Xis da Gringa”, explicou.
O prefeito disse que a sua luta pela obra vem de mais tempo, de cerca de 45 anos, quando tinha comércio na rua Antônio Ribeiro Mendes e sofria com as perdas provocadas pelos alagamentos. “Conseguimos dinheiro para iniciar a obra no governo Alceu (Barbosa Velho), mas não tínhamos o projeto”, conta. A respeito do túnel, Adiló Didomenico citou mais uma dificuldade, o tipo de solo com o qual será necessário trabalhar: “Em uma área de pedra seria mais fácil, seguro e barato. Mas não é o caso”.
Classificando a obra como politicamente quase como um gol contra, o prefeito colocou que quando os trabalhos forem executados haverá grande impacto no trânsito. “Não tem como fazer com os carros passando”, disse, lembrando de uma ação semelhante que já está ocorrendo no bairro Sagrada Família. “É um defeito humano olhar para o próprio umbigo. Mas é preciso passar a se pensar como cidade, como comunidade, para o futuro. Pois, com essas obras, vai se devolver a tranquilidade para as regiões”. Adiló argumenta que a macrodrenagem irá resolver de forma satisfatória e definitiva os problemas de alagamento. “Com água não dá para brincar”.
Clientes e parceiros
Avenida Perimetral Bruno Segalla, 8954 – Sala 703 / CEP: 95099-522. Caxias do Sul - RS
(54) 3027.6956 contato@garden.eng.br